O projeto destina-se à reabilitação de um edifício implantado na Rua Garrett, no Chiado, em Lisboa. O edifício desenvolve-se em 8 pisos acima do solo (contando com o piso de sobreloja e águas-furtadas). Contém, ainda, uma cave existente.
É um prédio de rendimento, construído numa época mais tardia da campanha pombalina. Ao nível do r/c, sobreloja, parte direita do piso 1 e cave, a utilização é comercial. Os pisos superiores são habitacionais.
Desde o momento em que a Rockbuilding entrou no projeto como “Gestor de Projeto” integrou os seguintes serviços:
A intervenção engloba, ainda, um volume edificado, atualmente adossado a alçado posterior do edifício principal, a sul, o qual se desenvolve em três pisos, a partir de uma cota superior à do edifício principal. Este volume pertenceu ao prédio que faz esquina com a Rua Anchieta (onde funciona a Livraria “Bertrand”), de onde foi destacado em 2013, mantendo a servidão de passagem pelo interior do edifício n°31 da Rua Anchieta. Esta é a única servidão que existe atualmente, e que deixará de existir, devendo a proposta considerar o acesso a este corpo através do edifício principal.
Foi edificado em 1787 e, desde os seus primórdios, contém uma “loja de escada”, fundada nos finais do sec. XIX sob a designação “Le Petit Jardin“.
A segunda Loja com história é a antiga “Óptica do Chiado”, projetada em 1964 pelo Arquiteto Fernando Silva, no mesmo local onde antes existira a “Óptica Ramos e Silva” desde 1888, hoje designada “André Óptica”.
Ambas as lojas com história existentes no edifício encontram-se listadas na Carta Municipal do Património. Além destas duas ocupações, que serão mantidas, todas as restantes frações estão devolutas, à exceção da fração correspondente ao 5° piso esquerdo, cujo inquilino se manterá. Esta área está, também, fora do âmbito de intervenção desta proposta.