Os investimentos imobiliários estão a tornar-se cada vez mais complexos. Os nossos serviços de consultoria apoiam o desenvolvimento de estratégias coordenadas e multidisciplinares que maximizem os resultados do projeto, e minimizem os riscos inerentes.
É fundamental o conhecimento dos riscos potenciais e custos previstos antes de qualquer investimento.
Uma Due Diligence visa dar a conhecer a condição técnica e de enquadramento urbanístico de um ativo. Os riscos são identificados e quantificados para dar suporte a uma decisão de compra. Identifica igualmente Red Flags que poderão por em causa o negócio, em concordância com as práticas definidas RICS. Trabalhamos com rapidez, eficiência e tendo em conta o objetivo de investimento.
A importância de uma Due Diligence é importante para um comprador, mas igualmente para um vendedor:
- Torna mais célere os procedimentos de venda já que todos os dados relacionados à propriedade são apresentados;
- Aumenta a hipótese de obter o preço de venda mais elevado, pela minimização de riscos desconhecidos.
Que tipo de uso é melhor para um ativo do ponto de vista económico no zoneamento atual e/ou com um mínimo de novos direitos? Vamos além do relatório típico, analisando os custos e benefícios de várias estratégias de ocupação, tendo em conta as tendências de mercado, restrições legais e enquadramento na comunidade.
A nossa análise determina o potencial máximo de desenvolvimento de um imóvel nas seguintes fases:
- Análise do ativo: avaliamos a localização, configuração e características do imóvel, assim como as possibilidades urbanísticas de desenvolvimento, respetivo enquadramento e natureza das propriedades próximas adjacentes;
- Análise de direitos e condicionantes: avaliamos o uso da terra e o enquadramento da propriedade com as leis e regulamentos municipais; este processo também envolve a avaliação de planos urbanisticos incluindo elementos do Plano Diretor Municipal, Planos de Pormenor/Urbanização, entre outros;
- Análise de mercado: usamos os dados de mercado mais recentes para antever as taxas de ocupação e valor de arrendamentos, ritmo de venda e outras projeções de receitas necessárias para o plano de negócios;
- Valorização de ativos pelos métodos aprovados pela CMVM;
- A soma dos processos acima permite obter informações quantitativas e qualitativas de que precisamos para fazer uma recomendação de um determinado tipo e escala de projeto.
O objetivo é atingir o potencial máximo de um projeto de desenvolvimento.
Com um estudo de viabilidade, é possível obter uma estimativa de custos e de receitas, que avalie o retorno esperado num investimento. Ajuda a desconstruir projetos complexos e executá-los de maneira gerível e oportuna – com o mínimo de surpresas possível.
O objetivo é ajudar o cliente a reduzir riscos, prever o investimento necessário para antecipar chamadas de capital e respetivo planeamento.
A nossa equipa financeira também ajuda otimizar a estratégia de financiamento de cada projeto, promovendo as interações necessárias com as entidades financeiras e parceiros de capital de modo a melhor adaptar as necessidades de fluxo de caixa de um projeto à vida útil do financiamento, optimizando os períodos de retorno de capital.
Atuamos como uma entidade isenta de monitorização de projeto, sem controle direto sobre a sua gestão.
Apoiamos promotores e investidores em cada estágio do desenvolvimento do seu projeto, garantindo que eles possam ter informações que lhes permitam entender o real estado do seu projeto, em termos de custos, planeamento e mapa de riscos.
Os nossos serviços incluem:
- Relatório inicial;
- Relatórios de periódicos de acompanhamento;
- Validação de custos;
- Alertas antecipados de possíveis problemas e recomendações para sua rápida resolução;
- Análise de projetos em dificuldades e recomendações de possíveis estratégias de recuperação;
- Licenciamentos e conformidade documental.